Sunday, January 13, 2013

04-05/01/2013: Peposo


Dois posts em um dessa vez, porque foram dois dias bem tranquilos e sérvios: almoçar tarde, ir para um bar e comer coisas diferentes.

Na sexta feira, andamos um pouco de manhã e vimos novamente a St Mark’s Church, que fica no fim do parque. Tiramos algumas fotos e depois demos uma andada pelo Bulevar kralja Aleksandra. Entramos em algumas lojas procurando por mochilas, a goPro 3 e alguns souveniers, e enfim fomos para a embaixada encontrar Maíra e Rodrigo para almoçarmos, por volta das 14h30. Fomos a um restaurante chamado Lorenzo I Kakalamba, bastante exótico e divertido, onde ficamos por bastante tempo. As atendentes eram incrivelmente simpáticas e até nos ensinaram um pouco de sérvio (e nós ensinamos português para elas). Depois voltamos para casa, a Maíra foi ao médico com o Rodrigo e saímos novamente pelo Bulevar.

Mais a noite, fomos a um outro restaurante bem mais típico no bairro boêmio de Belgrado, com músicos fenomenais que cantavam e tocavam de mesa em mesa. No Dva Jelena (esse restaurante), comemos um prato tipicamente sérvio, que é bastante saboroso. Depois voltamos para casa porque já era razoavelmente tarde.



No sábado acordamos e fomos visitar os prédios bombardeados, dessa vez de dia e tirando várias fotos legais e visíveis. Depois voltamos pra casa para ir para a embaixada com a Maíra e o Rodrigo e depois irmos para outros lugares. Mas aí começou a chover e nossos programas acabaram miando um pouco. Mas ainda assim o dia foi bastante divertido e rendeu algumas risadas, inclusive porque temos praticamente certeza que um cara nos xingou enquanto nos dava a comida que pedimos no McDonald's.








E estamos indo para Budapeste e depois Praga logo menos, então possivelmente ficaremos uns dias sem internet.

Dobro veče! 

Saturday, January 5, 2013

03/01: St. Sava


Saímos de casa um pouco antes de Maira e Rodrigo deixarem o trabalho na embaixada brasileira, as 14:30. No caminho percebemos que os sérvios estacionam muito mal, parando freqüentemente em cima das calçadas. As placas também me são estranhas, e o transito é meio caótico. Aqui os sinais ficam abertos tanto para os carros como para os pedestres, assim, os carros só param quando o pedestre começa a atravessar, e funciona muito bem. Em algumas ruas não há sinal de passagem para os pedestres, nestas basta avançar que os carros param. Também notei que quase não existem motos. Vimos apenas duas lambretas.












No caminho eu estava fotografando meu reflexo numa cabine de vidro espelhado. Mal sabia eu que lá dentro havia um militar, guardando a embaixada da Turquia, país que tem um rivalidade com a sérvia. De repente o militar sai da cabine falando algo e gesticulando para eu não fotografar. Soltei um “sorry!” e saí andando rapidinho hahaha. Resultou na seguinte foto:



Depois de conhecer um pouquinho da embaixada brasileira fomos para um restaurante chamado alo-alo. Comemos uma vitela com presunto de Parma e molho de frutas vermelhas.






Fomos então para a estação de trem comprar nosso ticket para Budapeste e Praga. Compramos um que vale para o trajeto Belgrado – Praga, onde no meio do caminho está Budapeste. Com ele podemos pegar o trem nesse trecho, durante um mês, quanta vezes quisermos podendo fazer paradas nos pontos intermediários.

Voltamos andando para casa. Aquela é uma região onde tem prédios que foram bombardeados, mas não conseguimos fotografar porque já estava de noite.



Passamos em casa para pegar os tripés e seguir para o Templo de St. Sava. A maior igreja ortodoxa do mundo. Muito grande e muito bonita. Ela é iluminada por vários holofotes ao seu redor, incluindo alguns que são fixados nos prédios ao lado. A iluminação é bastante usada para valorizar os monumentos importantes da cidade. A noite os prédios ficam muito ressaltados em relação a cidade como um todo, e a igreja, como é praticamente toda branca, chama muita atenção. Realmente muito bela.

Por dentro ela está em reformas, ainda aberta a visitas. Mas não chegamos a tempo de entrar, voltaremos outro dia. O bom é que fica bastante próxima a nossa residência.



Thursday, January 3, 2013

02/01/13: D7000




Bom, dia novo, vida nova.
Acordei cedo (só que não) e fiz algo para comer. O Hugo dormiu quase até o sol se pôr (16h15). Conversa vai, conversa vem, decidimos todos ir ao shopping na hora que anoiteceu para Maíra comprar umas roupas e eu comprar a câmera. Acabamos almoçando/jantando por lá e comemos uma coisa meio estranha, mas muito gostosa. Uma panqueca empanada (!), recheada com queijo, feferone (não, não era peperoni!) e demos mais uma andada no shopping.


Depois quando voltamos pra casa, carregamos as baterias um pouco e saímos por aí para conhecer Belgrado a noite. Saímos com um destino final, o Parlamento, mas sem pressão para saber como chegar lá.






Achamos um parque muito bonito, fomos entrando, encontramos uma bela igreja e fomos tirando nossas fotos. Aí passamos pelo prédio dos correios (e mais alguma outra coisa que ainda não conseguiram explicar pra gente o que é) e finalmente chegamos ao Parlamento.


Fazia 1ºC e ventava um pouco, mas nada muito absurdo. Hugo, mesmo com luvas, quase congelou as mãos. Eu estava sem, então nem se fala. Por fim fomos atravessando as ruas estranhas para ficar em frente ao Parlamento, onde encontramos dois alemães que também vagavam fotografando a cidade. Eles elogiaram as brasileiras (até aí, nada de mais), disseram que nossos próximos destinos eram belos lugares e nos despedimos. Caminhamos um pouco mais e acabamos voltando pra casa razoavelmente tarde, mas felizes e cansados.




Trophies do dia:

%$@*: Aprender palavrões em Sérvio
Sonic: Achar bolhas de calor antes de acabar a vida
Grabado em Belgrado: Grabar (ou ser grabado) em Belgrado

Wednesday, January 2, 2013

31/12/12 - 01/01/13: Godina!


O voo de Guarulhos até Zurique durou quase 12 horas.. Foi bem cansativo. A poltrona é meio apertada e o ar do avião estava bem seco.. O que deixou eu e o Fernando com o nariz meio ruim.. Mas já estamos bem de novo! 
De qualquer forma, achei muito impressionante o avião. Na decolagem foi bonito ver SP de noite por cima... Depois o avião seguiu pelo litoral brasileiro até Sergipe e cruzou o oceano até a áfrica. Foi emocionante chegar à áfrica, quando o sol começou a nascer e nos deu uma visão muito bonita do céu e do deserto Saara! Também foi muito bonito ver as montanhas cheias de neve ao chegar já bem perto de Zurique. Na aterrissagem ele deu umas balançadas que deu frio na barriga!






A comida no avião era bem gostosa e fomos muito bem atendidos. Bebi uma Heineken logo que chegamos para comemorar o ano novo (que nada mais foi do que uma simples contagem regressiva no horário de Zurique seguida de alguns aplausos). Assistimos dois filmes e jogamos Tetris também.
Um dos comissários de bordo era responsável pelas filmagens de aterrissagens e decolagens da Swiss, e ao ver nossas câmeras, ele puxou conversa e nos passou sua conta do Youtube, e depois combinamos de trocar os vídeos que fizemos (só que ainda não tivemos tempo de fazer isso).

Quando chegamos ao aeroporto de Zurique ficamos mais 5 horas aguardando o próximo voo. É bem grande e muito bonito e organizado. Comemos e compramos protetor labial. Na hora do embarque rumo a Belgrado, Carol, uma brasileira nos ouviu conversar e veio confirmar se estávamos indo para o lugar certo. Ela achou estranho brasileiros indo para lá. Descobrimos que ela trabalhava na embaixada brasileira e conhecia a Maíra. No fim, acabamos saindo juntos a noite.




O avião que veio para Belgrado era bem menor, o trajeto levou uma hora e meia só... Chegando aqui precisamos pegar minhas blusa na mala de Mão.. Estava -2C.. Mas está tranquilo para suportar essa temperatura. Até domingo ela vai cair e nevar!

As bagagens chegaram certinhas e a Maíra já nos esperava. Viemos para casa e em seguida fomos com Carol, Maíra, Rodrigo, Bruno e Luana (irmão e cunhada do Rodrigo) para um barzinho de Jazz num prédio antigo e aparentemente abandonado, sem ninguém e todo pichado. Lá conhecemos um Esloveno, falando português melhor que muito brasileiro, e sem sotaques. Ele nos contou que sua namorada era brasileira, por isso sabia muito bem falar nosso idioma. Voltamos para casa e comemos pizza e agora está na hora de dormir.







Foi um dia longo, bem divertido e cansativo, já teria varias coisas pra contar não fosse o cansaço.. Nas próximas dou mais detalhes...

Feliz ano novo!


Trophies do dia:


Traveler: Fazer o passaporte   
Permission to Take Off: Conseguir o visto   
Already poor: comprar as passagens   
Voyeur: Sentar na janelinha   
Like a bird: Pegar o vôo   
Finally There: Chegar em Belgrado   
Meeting the Family: Encontrar a Maíra   
Made in Brazil: Encontrar brasileiros   
Showman: Ir à algum show de uma banda Sérvia   
Happy New Year: Passar a Virada Voando   
World Citizen: passar o ano novo em águas internacionais
Agrado em Belgrado: Dar presentes para Maíra/Rodrigo
Chocolated: Comer chocolate suíço